segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PERICO


                    

            Depois de uma super aventura automobilística, chegamos a Jujuy, no extremo norte da Argentina, uma das principais características desse Estado são suas variações climáticas e de altitude, que vão de 350 até 4.000 metros acima do nível do mar (iremos experimentar todas essas variações!!)
            A primeira cidade que conhecemos no Estado de Jujuy foi Perico, onde a altitude é de 936 metros. Ficamos pouco tempo na cidade, chegamos no dia 4 de janeiro a noite e partimos no dia 5 de janeiro a tarde. Tempo suficiente para conhecer pessoas agradáveis e receptivas e provar o delicioso sanduíche de matambre – pão bisnaga, queijo mantecoso, tomate, carne bovina acompanhada de molhos típicos da Argentina, dentre eles destacamos  a maionese de abacate.


                 Passeando pela cidade, descobrimos que as ruas de Perico, assim como boa parte de suas praças e jardins, foram construídas com pedras de suas montanhas. O interessante é a diversidades de cores que estas pedras possuem.





               Matambre tem seu nome originado do espanhol ´mata hambre´ (mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta ´manta´ que envolve a costela. Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente. Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, lingüiça e ovos. Delícia heim!!



           Em Perico,fizemos mais um amigo, Cyam, proprietário da empresa CYAM COMUNICACION VISUAL, este, por sua vez,  nos ajudou confeccionando nossos novos bonés personalizados, por um preço mais baixo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário