segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Museu Arqueológico Dr. Eduardo Casanova em Tilcara (ARG)
Após degustar da culinária tilcarenha, atravessamos a praça de Pillos, para uma visita ao museu arqueológico, Dr.Eduardo Casanova, um dos mais importantes da Argentina, devido a abundância de registros historico da era pré-hispânica de boa parte das nações indigenas. O local também abriga a Universidade de Pucará, responsável pelas pesquisa históricas das sociedades indígenas, assim como a mesma é responsavél pela recosntrução e manutenção das ruinas incas localizadas no noroeste argentino.
O Museu Arqueológico de Tilcara também abriga vários artigos valiosos, dos sítios arqueológicos da Bolívia, Chile e Peru, dentre elas destacamos um corpo mumificado encontrado nas ruínas de San Pedro de Atacama no Chile.
Distribuída por seções, o museu é rico em artigos pré-históricos, como tecidos, pontas de flechas, jarros, vasos e colares, em bronze, madeira, couro e argila. Todas confeccionadas pelas comunidades iníigenas pré-hispânicas. Infelizmente, não foi possível fazer muitas fotos, a administração do museu, de início nos autorizou, depois voltou atrás na decisão e suspendeu o registro fotográfico dentro do museu.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Carne de llama no Restaurante Lapeña de Carlitos (Tilcara-ARG)
Bom, depois de uma noite de sono em uma cama confortável - aliásas camas na Argentina são muito boas - partimos para uma volta pela cidade, percorrendo barracas e barraquinhas. Logo resolvemos experimentar um prato típico da região, carne de llama. Uma coisa é certa, todo visitante estrangeiro, deve pesquisar o preço de tudo, para não pagar caro por qualquer produto ou mesmo por comida típica. No coração da praça de Pillos, encontramos o Restaurante LAPEÑA DE CARLITOS . Há três noites tentamos entrar neste mesmo restaurante mas já estava muito cheio. Mas foi bacana visualizar a noite Tilcarenha. Buena!!
Lugar aconchegante, perfeito para uma boa refeição. Enquanto aquardávamos nossos pratos, nossa mesa recebeu a visita de duas mulheres com uma carta na mão, nos pediram para que caso gostássemos de sua apresentãção musical, na medida do possivel, colocássemos nossa contribuição em um envelope deixado sobre a mesa. Pela iniciativa e carisma musical, deixamos uma contribução para o trio de mulleres, que ultilizando instrumentos andinos entoavam melodicamente as canções, com arranjos de tambor, violas e flautas. Perfeito!
Durante nossa alimentação também fomos surprendidos po rum menino da região, vestindo roupas típicas nos ofertou um poema familiar, onde relatava a sua infância sofrida, como a de boa parte dos niños, pequenas crianças que são obrigadas pelas familias a defender o pão de cada dia. Seja no campo ou nas cidades, os pequenos incas, se tornan homens ainda aos 5 anos de idade. O mesmo menino, educadamente nos pediu uma contribuição pela sua desenvoltura. Pesos para dentro do chápeu!
Logo em seguida surge no palco, onde 20 minutos antes, as meninas de Tilcara tocaram, outro grupo, Los Cuatro Diablos, o curioso é que o grupo tinha mais de quatro integrantes. A qualidade musical deles era inquestionável, ousamos dizer que era a melhor banda de canções andinas da região. Compramos um CD da banda e sacamos una foto com o grupo Los Cuatro Diablos e fomos embora, satisfeitssimos com a comida, o lugar e tudo a nossa volta!
Salada de tomate, cebola, batatas, ovos e orégano!! |
Llama com arroz, salsas e queijo. |
Llama com arroz, puré de batata e salsas. |
Assinar:
Postagens (Atom)