sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gravuras em Pedras da Laguna Colorada!

      Empolgados com as descobertas feitas nas pedras da Curva del Diablo, seguimos nosso caminho (pra variar, de pedras!) rumo a região conhecida como Laguna Colorada. O lugar, além de possuir belezas naturais, como as montanhas da Bolivia e Argentina, possui algumas lagoas, cuja coloração é vermelha, devido a influência do solo argiloso, naturalmente avermelhado. Encontramos também,  pelo caminho dezenas de llamas, alpacas e vicuñas, todos animais andinos que vivem a séculos, nesta região, que por sinal, devido ao tamanho e coloração, são muito parecidos.  
      









          Após andarmos alguns quilômetros, surgiu uma certa incerteza quanto ao caminho a ser seguido, pois todos eram muito parecidos. Após alguns minutos parados, deslumbrados com o visual do lugar,  surge em uma splinter branca, a figura simpática do Mathias, guia turístico da região que nos ajudou a chegar até as gravuras em pedra, deixadas por civilizações nativas antes do século VI d.C.  














Encontramos estas simpáticas mulas pastando pelas vegetação. Mulas são figuras super valorizadas em regiões de montanhas, devido a sua facilidade de locomoção em terrenos rochosos.

           Ao chegar ao local, procuramos ouvir atentamente as explicações do guia, que por sinal, era um ótímo palestrante.  Mesmo em casteliano, era possivél entender suas explicações quanto ao local, as gravuras e o conceito histórico, sem perder o humor e carisma. 
           Localizado ao pé da última colina em uma planície extensa, cheia de depressões e muitas pedras, a Laguna Colorada, para nossa sorte, estava recebendo a visita de vários flamingos, aves magníficas, que acabaram por despertar atenção de todos alí presentes.









              Neste mesmo local, é possivel ver a céu aberto, diversas gravuras, talhadas em pedra. A princípio, toda e qualquer pessoa ficaria confusa com as gravuras expostas sem nenhuma legenda ou explicação. Para isso existem os estudos cientificos que nos ajudam a entender melhor as heranças do passado. Neste caso, as gravuras deixadas, apresentam um passado movido a mudanças climáticas e conflitos sociais, onde quase sempre era necessário o deslocamento em busca de abrigo e alimentos. Na pausa para se abrigar da ações do tempo, muitas vezes nossos antepassados latinos buscavam abrigo em locais protegidos contra as mudanças climáticas.










          De certo, estes fatos não eram uma regra, mas a questão é que boa parte das civilizações nativas, deixaram os seus relatos cotidianos em pedras, seja através de pinturas, gravuras ou mesmo edificações. As gravuras, assim como as pinturas rupestres, representam uma amostra excelente da origem do homem dentro e antes da chegada dos conquistadores (destruidores) europeus.














 









          Após abraços e fotos, pegamos o caminho para Tilcara. No caminho para a estrada asfaltada, encontramos outros llamas e alpacas que nos presentiaram com boas poses para registros fotográficos. O cenário continuava magnífico e como presente dos deuses, ele foi ficando ainda mais perfeito. Ao pegarmos a rodovia, deslumbramos o mais lindo pôr do sol de nossa caminhada. Siga o caminho dos Incas. ele é lindo!   







"La Vicuñas lindas!!"

"La Vicuñas"









Nenhum comentário:

Postar um comentário