quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Seguindo os Incas em La Quiaca (Argentina) e Villazon (Bolívia)

                    Após um final de semana de chuva e frio, saímos de Tilcara no dia 10 (domingo) de janeiro rumo a La Quiaca, últíma cidade do norte da Argentina, que faz fronteira com a cidade de Villazon na Bolívia. 

Na estrada.
                 Chegamos por volta da 01h da manhã, e para  nossa infelicidade, a cidade estava lotada de turistas, lá também é verão, portanto, período de férias e alta temporada! Logo, não conseguimos nenhum lugar para pernoitar. Depois de rodarmos muito, nos restou, dormir dentro do carro em frente a uma delegacia de Polícia. 

                             

                    Tão logo o dia raiou, seguimos o nosso caminho para a Bolívia. Como o nosso carro ainda não possuía autorização para atravessar a fronteira, seguimos a pé o nosso destino. Já de cara, encontramos uma fila quilométrica de mochileiros (turistas) querendo passar pela alfândega Argentina-Bolívia. Para o nosso alívio, nós, "el brasileños expedicionarios", não tinhamos bagagem e por isso, passamos direto e reto, ruma a  Villazon. 
                 Tomamos um café boliviano e fomos à procura de fotos, peças de reposição para o nosso carro e pequenas bugigangas. Após algumas horas, retornamos à Argentina para o almoço e partimos para os sitios arqueológicos da região da Argentina I Bolívia.
                Passamos poucas horas em  Villazon, mas tentamos ao máximo observar aquela cultura. A Bolívia possui sítios arqueológicos que mostra  a migração de vários povos andinos, que indicam que aquela região foi habitada pelo homem há 21.000 anos. Desde 700 a.C. até 1.200 d.C., desenvolveu-se o império Tihuanaco (formado por aimarás, quéchuas e chiquitos). Do século XIII ao XVI esta região foi incorporada ao império Inca.  As mudanças bruscas (miscigenação, formação de cidades e outros) foram tomando forma, a partir do final século XVI, com a chegada dos espanhóis. 

                             

             A Bolívia foi uma das primeiras colônias na América Latina a  rebelar-se contra o domínio espanhol. Sua independencia politíca, aconteceu  e ocorreu em 6 de agosto de 1825, liderada por Simon Bolívar. Cinco dias depois, o país adotou o atual nome em homenagem ao seu libertador.  Em suas ruas é possivél encontrar traços forte desta cultura milenar. Homens e mulheres procuram manter a sua cultura bem próximo do seu dia-dia, seja em suas vestimentas, ou mesmo na pratica cultural de mascar folhas de coca.
                                                   
            Ruas de La Quiaca (ARG)
                                            


 Fila de mochileiros na fronteira Argentina-Bolívia.
                                     


La Fronteira- Bienvenidos a Bolivia!!



                     
            A partir do ano 2.000, o povo boliviano iniciou um processo de lutas em defesa de diretos iguais, contra a privatização das águas de Cochabamba, a favor do plantio de coca e a favor da nacionalização do gás. Tudo isso culminou com a queda do regime do presidente Lozada e com a tomada de La Paz pela população indígena. Essas manifestações possuiam um lider indigena carismático, orindo das áres de cultivo de coca, seu nome, EVO MORALES, Atualmente ele é  presidente da Bolívia, sua popularidade é quase absoluta entre os povos indigenas. É valido lembrar que Evo Morales é um dos amigos do nosso ex-presidente Lula.

                                      

Bolivianos se manifestam para defender o direito
 de mascar folha de coca.

               O presidente Evo morales vem ganhando visibilidade internacional por defender a discriminalização do uso da folha de coca. Seu legitímo argumento é baseado no fato de que mascar folha de coca é uma tradição dos povos andinos que a ultilizam para amenizar os efeitos de doenças como diabetes, fortalece o organismos contra os efeitos da altitude da regiões andinas. Seu uso não causa dependecia, muito menos é uma erva alucinógena.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário