quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

YAVI - Pinturas rupestres das civilizações andinas

               10 de janeiro, almoçamos em La Quiaca e voltamos a vivenciar o caminho Inca. Sendo que agora, no distrito de YAVI, localizado na região andina denominada Puna Argentina que está situada em uma área de fronteira internacional: no norte Villazon, na República da Bolívia e no oeste com o município de La Quiaca - Argentina. Seguimos por uma estrada tranquila, onde era possível fotografar montanhas e serras da Argentina e da Bolívia.







            Como em toda Argentina, encontramos uma estrada feita de concreto e bem cuidada. Quando já estávamos próximos ao nosso destino, nos deparamos com diversas LLAMAS, personagens pertinentes, quando o assunto é cultura andina. Esse animalzinho simpático, de carinha pequena, bonitinho, teu olhar transmite calma e muita tranquilidade. Fico imaginando como seria interessante ter uma llama, no quintal de casa!
  








               Quando chegamos ao distrito de Yavi nos dirigimos a um centro de informações turísticas,cuja administração, assim como em toda região histórica-cultural da Argentina, era gerida por indígenas locais. Recebemos uma cópia de um mapa da região onde apenas indicava onde poderiamos "procurar" as pinturas rupestres. Mapa na mão, cantil com água, repelente, óculos escuros e adrenalina nas alturas. Partimos para a procura das pinturas deixadas por civilizações andinas há séculos. 
  



Cemitério de Yavi.








       Plantações de milho

                                                            


                O lugar a ser debravado, recebeu o nome de "Curva Del Diablo", subimos e descemos pedras, e o que encontramos foram, gravuras em tinta vermelha em várias pedras, feitas a mão por povos indígenas que em suas viagens, procuravam lugares onde pudessem se abrigar do sol forte ou das chuvas. As gravuras encontradas, mostravam imagens de homens, mapas e animais (as llamas). Infelizmente, durante nossa procura encontramos também, em meio a gravuras rastros e gravuras de outra civilização, que apelidamos de "INCAPAZES",  garrafas de refrigerante, latas de cerveja, latas de mantimentos e outros dejetos desta civilização que insiste em se intitular civilizada.  
    










                Latas de alimentos, garrafas de refrigerante e outros (vestígio dos "Incapazes")

Em tom escuro, pichações feitas com tinta automotiva. Mais vestígios dos Incapazes.
                               


                 Para enxergar as pinturas rupestres, foi necessário banhar as pedras com água. ( By Paraguassu) .









A llama
 As pedras coletadas no local, a princípio, nos levam a acreditar que no passado, foram usadas pelas civilizações andinas na prática de retratar através de desenhos suas ideias, pensmentos e principalmente o seu cotidiano.
                                                                          
 .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário